terça-feira, 24 de maio de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “AS MIL E UMA NOITES”


A
Emanoel Missias Santana Alves - 9o Ano A 2016
S MIL E UMA NOITES é uma coletânea de fascinantes histórias inventadas e preservadas na tradição oral pelos povos da Pérsia e da Índia. Célebres no mundo inteiro, estes contos árabes ganharam uma tradução cuidadosa de Ferreira Gullar, um dos maiores poetas brasileiros, e uma primorosa edição ilustrada.
As narrativas, entre as quais estão as famosas viagens de Simbad, o marujo, as aventuras de Aladim e a lâmpada maravilhosa e a mirabolante história de Ali Babá e os quarenta ladrões, são contadas por Sherazade, uma jovem corajosa que se sacrifica pelo seu povo para salvá-lo da ira do sultão Shariar. Extremamente habilidosa na arte de contar histórias, a protagonista consegue, ao final de mil e uma noites, salvar o seu reino e transformar o pensamento de seu esposo.
Gullar selecionou alguns contos* que encantam pela riqueza dos personagens, pelo enredo envolvente e pelos acontecimentos surpreendentes. O poeta confere ao livro As mil e uma noites um toque todo especial pela sua linguagem clara e agradável, tendo utilizado a primeira versão, em língua ocidental, feita por Antoine Galland.
A obra é indicada para leitores de todas as idades e, principalmente, para jovens ávidos por aventuras. Passe ainda hoje na biblioteca e alugue um dos dois exemplares que temos disponíveis. O endereço é p1b2.
_______
  * São estes os contos contidos nesse livro: O Asno, o Boi e o Lavrador; O Galo, o Cão e a Mulher do Lavrador; O Mercador e o Gênio; O Gênio e os Três Velhos; História do Primeiro Ancião e da Cerva; História do Segundo Ancião e Seus Dois Cães Negros; História do Terceiro Ancião e da Princesa Scirina; História do Pescador; A História de Simbad, o Marujo; A Primeira, a Segunda, ... e a Sétima e Última Viagem de Simbad, o Marujo; A História de Aladin e a Lâmpada Maravilhosa; Ali Babá e os Quarenta Ladrões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é muito importante