terça-feira, 31 de maio de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “PARA GOSTAR DE LER 1 — CRÔNICAS 1”

C
RÔNICAS 1, volume da famosa coleção "Para Gostar de Ler", apresenta preciosidades literárias escritas por mestres brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga.
Aluna Letícia B. Monteiro, 6o B já leu 3
livros e está lendo o quarto: Tristão e Isolda
Os leitores de Crônicas 1, principalmente os jovens estudantes, poderão reparar que o volume está dividido em cinco partes: “Crianças”, “Animais”, “No mundo do Consumo”, “Tipos Humanos” e “A Linguagem e o Homem”.* Lá estão formidáveis crônicas, como “A verdadeira história de Pio”, de Paulo Mendes Campos, ou então “Macacos Me Mordam”, de Fernando Sabino.

No fim desta obra inesquecível, encontra-se a seção “Conhecendo os Autores”, que oferece, além de uma ótima iconografia, informações sobre as características pessoais e literárias de cada um dos quatro cronistas, fundamentais para as atividades dos alunos.

Não vou contar mais, assim você fica curioso e irá querer ler o livro.# Quem quiser, visite a biblioteca da escola. O livro está à disposição, porém, temos apenas um exemplar dele. Localização: p1b3.
______
  * CRIANÇAS: “Hora de Dormir”, F. Sabino; “Menina no Jardim”, P. M. Campos; “No Restaurante”, C. D. Andrade; “Negócio de Menino”, R. Braga; ANIMAIS: “O Pintinho”, C. D. Andrade; “História Triste de Tuim”, R. Braga; “A Verdadeira História de Pio”, P. M. Campos; “O Dia da Caça”, F. Sabino; NO MUNDO DO CONSUMO: “Conversa de Compra de Passarinho”; “Aspirador”, F. Sabino; “Caso de Arroz”, C. D. Andrade; “A Cesta”, P. M. Campos; TIPOS HUMANOS: “Os Bons Ladrões”, P. M. Campos; “Serás Ministro”, C. D. Andrade; “Se Não Me Falha a Memória”, F. Sabino; “O Padeiro”, R. Braga; A LINGUAGEM E O HOMEM: “Macacos Me Mordam”, F. Sabino; “Recalcitrante”, C. D. Andrade; “Recado ao Senhor 903”, R. Braga; “Continho”, P. M. Campos.

 # Outros livros da série disponível em nossa biblioteca: Para Gostar de Ler 35 – Gente em Conflito; Para Gostar de Ler 36 – Feira de Versos (Poesia de Cordel); Para Gostar de Ler 39 – Poesia Marginal; Para Gostar de Ler 41 – Eu Passarinho. 


SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: "COMÉDIAS PARA SE LER NA ESCOLA"

L
ER OS LIVROS da biblioteca de minha escola é uma grande diversão.
Em nossa biblioteca temos livros para todos os gostos, como: adivinhar, piadas, aventura, amor, terror, drama, suspense, comédia e outros gêneros.

Os meus preferidos, são os de aventura, adivinhação e piadas. Eu estou lendo agora o livro "Comédias para se Ler na Escola", do autor Luís Fernando Veríssimo, que tem a Ana Maria Machado como ‘apresentadora e seletora’ das comédias. Estou gostando muito deste livro, pois ele fala sobre casos que me fazem rir muito e me estimulam a compartilhar as muitas piadas ali com colegas da escola e até no meu círculo familiar e demais amigos do meu convívio.

O livro está dividido em 6 títulos: “Equívocos”, “Outros Tempos”, "De Olho na Linguagem”, “Fábulas”, “Falando Sério” e “Exercício de Estilo”. Uma das comédias que acabei de ler, debaixo do título Equívoco, foi sobre um paciente que passou por uma operação de mudança de sexo num hospital mas que o que o motivou a ser operado era outra doença: sua apendicite. Este é “O Homem Trocado”, um cara que eu chamaria de um azarado!


Não vou contar mais, assim você fica curioso e vai querer ler o livro. Quem quiser, visite a biblioteca da escola. O livro está à disposição e, segundo me garantiu o bibliotecário, o tio Wanderley Veras, há ali 20 exemplares dele, localizado no endereço p1d4.


segunda-feira, 30 de maio de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: "O ASSASSINATO DE ROGER ACKROYD"

Nome: O Assassinato de Roger Ackroyd
No Original: The Murder of Roger Ackroyd
Autor (a): Agatha Christie
Tradutor (a): Renato Rezende
Páginas: 306
Editora: Globo

N
Gabriela Viola - 9o Ano C 2016
A PEQUENA King's Abbot o suícidio súbito de uma viúva logo espalha rumores de que ela matou seu marido e estava tendo um caso secreto com o bem sucedido Roger Ackroyd. Na noite seguinte, Ackroyd é assassinado em seu escritório trancado, logo após receber uma carta póstuma da viúva, onde confessa que estava sendo chantageada e identifica o chantagista. King's Abbot está cheia de suspeitos, desde o mordomo nervoso, passando pelo enteado rebelde e problemático até a cunhada Sra. Cecil Ackroyd, que mora há anos na casa do irmão de seu falecido marido. Cabe agora ao famoso detetive Hercule Poirot, que estava em King's Abbot incognito e aposentado, cuidando de seu jardim, resolver o mistério de quem matou Roger Ackroyd e porque. Uma tarefa em que terá auxílio do médico James Sheppard, contando ainda com a engenhosa e fofoqueira irmã do médico, Caroline. O Assassinato de Roger Ackroyd é o livro que fez Agatha Christie um nome familiar e lançou sua carreira bestseller.


Aos alunos da EE Isamo: Este tem sido um dos livros mais lidos por muitos de nossos alunos, de vários anos letivos, sobretudo pelas meninas. Caso você também queira lê-lo, basta comparecer à biblioteca e pedir ao bibliotecário. Temos 11 exemplares dele e o endereço é p1a3.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: "A INVENÇÃO DE HUGO CABRET”

H
UGO CABRET é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar — escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato — ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta história, que, narrada por texto e imagens, procura misturar elementos dos quadrinhos e do cinema.

Caro(a) aluno(a), muitos(as) de vocês que já leram este livro têm se emocionado ao termina-lo. O bibliotecário tem recebido só elogios dos que o leram. Assim, nada mais natural que indicá-lo aqui. É uma pena que só tenhamos 2 exemplares dele e quase sempre ele está emprestado. Mas vá e peça-o, vai que ele esteja disponível! Seu endereço é p1c5.  

quarta-feira, 25 de maio de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: "O FANTASMA DE CANTERVILLE"

Coleção REENCONTRO, 105 pág., 2011
Tradução Rubens Braga
O VOLUME DA REENCONTRO reúne quatro contos de Oscar Wilde — 'O fantasma de Canterville', 'O foguete notável', 'O filho da estrela' e 'O aniversário da infanta'. Com um senso de ironia afiado, o autor critica valores de sua sociedade e expõe algumas feridas abertas. O livro pode ser ferramenta para a reflexão de valores humanos arraigados e equivocados nas pessoas.





Em 'O fantasma de Canterville', um fantasma habilidoso vê o feitiço virar contra o feiticeiro quando, na própria casa que assombrava, passa a ser aterrorizado por seus novos proprietários americanos. O fantasma é Sir Simon de Canterville, que em 1565 assassinou a própria esposa e, para assombrar os corredores de Canterville Chase, adota os mais variados disfarces e se transforma numa verdadeira antologia de tipos macabros. No entanto, nenhuma dessas facetas é capaz de arrepiar os cabelos dos novos moradores da mansão.

CASA DA PALAVRA, 91 pág., 2011,
Tradução Braulio Tavares







SOBRE O AUTOR
Escritor e dramaturgo, Oscar Wilde nasceu em 16 de outubro de 1854 em Dublin, na Irlanda. Estudou no Trinity College na sua cidade natal, onde se sobressaiu e ganhou uma bolsa de estudos para Magdalen College em Oxford. Ainda em Oxford, na Inglaterra, ganhou o prêmio Newdigate com o poema Ravenna. Na mesma época, mudou-se para Londres, onde começou a ter uma vida social bem agitada. Fundou o movimento estético, no qual defendia, a partir de...
Os Meus Clásicos, 2009, Pág.,61, Tradução
Renata Lúcia Bottini











Aos alunos da EE Isamo: Para ler este livro, que conta com algumas ilustrações de traços característicos do tema, basta se dirigir à biblioteca de sua escola. Temos disponíveis 5 exemplares dele (sendo 3 da REENCONTRO; 1 CASA DA PALAVRA e 1 OS MEUS CLÀSSICOS) e o endereço deles é P1c4.


SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: "O FLAUTISTA MISTERIOSO E OS RATOS DE HAMELIN"

'O
Brad Allan dos A. Bonfim
Aluno do 4o Ano A 2016 
 FLAUTISTA MISTERIOSO E OS RATOS DE HAMELIN' é a versão do paraibano Braulio Tavares para a famosa lenda medieval alemã, também consagrada pelos irmãos Grimm e pelo poeta inglês Robert Browning. Agora narrada em forma de cordel, ela encanta pela leveza que o ritmo dos versos metrificados e as rimas dão a essa história impressionante, que mostra como a corrupção moral de um grupo político é capaz de provocar uma tragédia coletiva. A narrativa tem início quando a pacata cidade de Hamelin, às margens do rio Wesel, é tomada por uma infinidade de ratos. Assustados, os habitantes da cidadezinha tentam encontrar uma solução. Mas o que poderiam fazer? Eis que chega em Hamelin um flautista misterioso e põe fim ao drama da população. Mas por pouco tempo — algo muito pior ainda estava por acontecer. O livro traz ainda dois apêndices — um que explica as origens da lenda; outro — do próprio autor — que analisa a história e as características do cordel. Dessa maneira, crianças, pais, professores e todo tipo de leitor poderão conhecer um pouco mais sobre a tradição oral alemã e sobre este gênero poético tão profundamente enraizado na cultura nordestina e brasileira.

Aos alunos da EE Isamo: Para ler este livro belamente ilustrado, basta se dirigir à biblioteca de sua escola. Temos disponíveis 7 exemplares dele e o endereço é

P1a1.




terça-feira, 24 de maio de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “AS MIL E UMA NOITES”


A
Emanoel Missias Santana Alves - 9o Ano A 2016
S MIL E UMA NOITES é uma coletânea de fascinantes histórias inventadas e preservadas na tradição oral pelos povos da Pérsia e da Índia. Célebres no mundo inteiro, estes contos árabes ganharam uma tradução cuidadosa de Ferreira Gullar, um dos maiores poetas brasileiros, e uma primorosa edição ilustrada.
As narrativas, entre as quais estão as famosas viagens de Simbad, o marujo, as aventuras de Aladim e a lâmpada maravilhosa e a mirabolante história de Ali Babá e os quarenta ladrões, são contadas por Sherazade, uma jovem corajosa que se sacrifica pelo seu povo para salvá-lo da ira do sultão Shariar. Extremamente habilidosa na arte de contar histórias, a protagonista consegue, ao final de mil e uma noites, salvar o seu reino e transformar o pensamento de seu esposo.
Gullar selecionou alguns contos* que encantam pela riqueza dos personagens, pelo enredo envolvente e pelos acontecimentos surpreendentes. O poeta confere ao livro As mil e uma noites um toque todo especial pela sua linguagem clara e agradável, tendo utilizado a primeira versão, em língua ocidental, feita por Antoine Galland.
A obra é indicada para leitores de todas as idades e, principalmente, para jovens ávidos por aventuras. Passe ainda hoje na biblioteca e alugue um dos dois exemplares que temos disponíveis. O endereço é p1b2.
_______
  * São estes os contos contidos nesse livro: O Asno, o Boi e o Lavrador; O Galo, o Cão e a Mulher do Lavrador; O Mercador e o Gênio; O Gênio e os Três Velhos; História do Primeiro Ancião e da Cerva; História do Segundo Ancião e Seus Dois Cães Negros; História do Terceiro Ancião e da Princesa Scirina; História do Pescador; A História de Simbad, o Marujo; A Primeira, a Segunda, ... e a Sétima e Última Viagem de Simbad, o Marujo; A História de Aladin e a Lâmpada Maravilhosa; Ali Babá e os Quarenta Ladrões.



segunda-feira, 23 de maio de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO”, DE ÉRICO VERÍSSIMO

E
SCRITO EM 1938, a obra Olhai os lírios do campo torna-se um marco na obra de Érico Veríssimo.
É um romance urbano e narra a história de Eugênio, um rapaz de origem humilde que sente vergonha de sua família por ser pobre, mas mesmo com muito esforço dá ao rapaz a oportunidade de estudar em ótimos colégios, levando o jovem a formar-se em Medicina.
Alice Lima da Silva - 8o Ano A 2016
No dia de sua formatura, conhece Olívia, uma jovem simples, de extrema sensibilidade, bom-senso, equilíbrio e de um excelente coração que se aproxima de Eugênio e torna-se para ele um porto seguro em seus conflitos e juntos vão trabalhar no Hospital do Coração.
Olívia tenta mostrar a Eugênio que a felicidade não depende do dinheiro ou do sucesso, mas a paz que advém da boa consciência, de fazer as coisas certas e de servir o próximo.
Os jovens se envolvem amorosamente, mas Eugênio nunca a assume verdadeiramente.
Olívia vai trabalhar numa cidade do interior, e depois da partida da moça, Eugênio noiva com Eunice, uma jovem rica filha de um empresário, apenas por interesse e casa-se com ela.
A história é dividida em duas partes, sendo a primeira narrada em estilo flash-back, onde as memórias de Eugênio vêm à tona durante uma viagem que ele faz de uma cidadezinha no interior até Porto Alegre.
Eugênio vai à Porto Alegre a pedido de Olívia que está doente em um hospital. Neste caminho, lembra-se dos dias de casamento infeliz com Eunice, como agora trabalha para o sogro e não dedicava-se mais à Medicina. E sobretudo, lembra da filha que tivera com Olívia, Anamaria, que estava sendo criada pela mãe desde que esta fora embora de Porto Alegre. Ao chegar ao hospital, Olívia morre e Eugênio decide abandonar Eunice e dedicar-se à criação de Anamaria.
Ele volta a ser médico, trabalhando com os pobres junto com o dr. Seixas, e em meio a esta mudança de Eugênio, ele encontra verdadeiramente a paz interior.
O título da obra é retirado do Sermão da Montanha, onde Cristo fala aos seus apóstolos, em uma analogia, que a verdadeira felicidade está em cuidarmos das coisas simples e não nos preocuparmos com as coisas complexas.
Nas palavras de Olívia: "Estive pensando muito na fúria com que os homens se atiram à caça do dinheiro.  É essa a causa principal dos dramas, das injustiças, da incompreensão da nossa época.  Eles esquecem o que têm de mais humano e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura.  De que serve construir arranha-céus se não há mais almas humanas para morar neles?
"Quero que abras os olhos, Eugênio, que acordes enquanto é tempo.  Peço-te que pegues a minha Bíblia que está na estante de livros, perto do rádio, leias apenas o Sermão da Montanha.  Não te será difícil achar, pois a página está marcada com urna tira de papel.  Os homens deviam ler e meditar esse trecho, principalmente no ponto em que Jesus nos fala dos lírios do campo, que não trabalham nem fiam, e no entanto nem Salomão em toda a sua glória jamais se vestiu como um deles.
"Está claro que não devemos tomar as parábolas de Cristo ao pé da letra e ficar deitados à espera de que tudo nos caia do céu.  É indispensável trabalhar, pois um mundo de criaturas passivas seria também triste e sem beleza.  Precisamos, entretanto, dar um sentido humano às nossas construções.  E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso, nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.”
O autor mostra os processos de transformação de Eugênio: da condição de indivíduo guiado mais pela expectativa dos outros do que por si mesmo, para a condição de indivíduo autônomo e consciente de si, sujeito de suas próprias decisões.

Para você ler este livro, aluno, basta comparecer na biblioteca da escola e solicitar ao bibliotecário ali. Temos 10 exemplares dele e o endereço dele é: p1b2.

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO: LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “PÂNICO NA ESCOLA”, DE PEDRO BANDEIRA

C
Kamila Guzdinskas - 9o Ano C 2016
INCO FUGITIVOS de uma penitenciária, fortemente armados, invadem uma escola estadual. Em sua ânsia pela liberdade, os criminosos estão dispostos a morrer se for necessário, mas levando junto as pobres vidas de alunos indefesos. Nesta escola estuda Edu, um rapazinho negro, tão desfavorecido quanto qualquer um de seus colegas, mas que tem um sonho e por ele sabe combater o bom combate: Edu é um grande desenhista, tem alma de artista. De que modo o jovem Edu, somente com seu caráter incapaz de qualquer violência, somente de posse das armas da compreensão, somente com seu coração cheio de amor pela linda e loura Vic, poderá evitar a tragédia que parece inevitável?

Aluno, para você ler este livro e saber do desfecho que teve esta história, basta comparecer à biblioteca da escola e solicitar ao bibliotecário ali. Temos 2 exemplares desse belíssimo livro, recheado de belas ilustrações. O endereço dele é: p1d1.


sexta-feira, 20 de maio de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO: LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “ABRAÃO E AS FRUTAS”

A
Rian Guilherme A. de Oliveira - 5o Ano A 2016
BRAÃO gostava de poesia e se dizia poeta. Escreveu então este livro sobre as frutas de sua vida. E para cada uma das frutas fez um tipo de poema — do verso livre ao soneto e ao haicai, erótico, em redondilha e outros... - além de citar grandes poetas: Bandeira, Drummond, Cabral e Gullar. E para acompanhar melhor suas imagens (sendo ele do século XXI) recheou o livro com fotos bem coloridas de suas frutas preferidas: abacaxi, pêssego, goiaba, caju, maçã, manga, morango e outras.

Se você é aluno da nossa escola, passe qualquer dia desses na biblioteca e peça ao bibliotecário um exemplar desse livro para você levar e ler em casa. Temos 4 livros disponíveis e o endereço dele na biblioteca é: p1a1.