quarta-feira, 16 de novembro de 2016

PALESTRA MOTIVACIONAL AOS NOSSOS MESTRES COM CARINHO — II

A
 E.E. PROFESSOR ISAMO SERIKIYAKU contratou para a data de hoje, 11  de outubro de 2016, os profissionais em palestras motivacionais Cíntia Teixeira de Sousa Viana e Salustiano Alves Viana Júnior. Cíntia e Júnior, que são casados, já estiveram aqui noutra ocasião, há apenas três meses atrás, em julho de 2016 (Veja o vídeo que postamos sobre eles aqui.) Como no primeiro caso, eles trabalharam através de slides ao toque de violão e cantoria. Também, como no primeiro caso, nossos amados profissionais — nossa equipe de professores e coordenadores —, que necessitavam de novo estímulo, vibraram e tiveram suas energias renovadas, como mostra o vídeo. Acompanhe.


quarta-feira, 26 de outubro de 2016

sexta-feira, 29 de julho de 2016

PALESTRA MOTIVACIONAL AOS NOSSOS MESTRES COM CARINHO

A

 E.E. PROFESSOR ISAMO SERIKIYAKU contratou para a data de hoje, 29  de julho de 2016, os profissionais em palestras motivacionais Cíntia Teixeira de Sousa Viana e Salustiano Alves Viana Júnior. Cíntia e Júnior atuam juntos nas palestras que ministram aos que necessitam de alguma fé, autoconfiança e motivação para seguir na vida. O trabalho deles consiste em apresentação de slides com frases de nomes renomados em psicologia, filosofia e outros nichos do saber humano nas áreas motivacionais. O alvo, tanto da escola quanto dos profissionais em pauta, eram os nossos professores. Estes amados profissionais receberam um estímulo extra para o retorno às salas de aulas para este último semestre do ano letivo de 2016.

A necessidade de motivação e ajuda foram percebidas pela equipe gestora. O sucesso da palestra ficou evidente em cada um dos professores presentes, que participaram com comentários e apontamentos necessários.



terça-feira, 28 de junho de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “DEUSES, HERÓIS & MONSTROS”.

O
Aluno Felipe Mariano Martins — 9º Ano B 2016
 QUE VOCÊ VAI LER em “Deuses, Heróis & Monstros” são dez das mais famosas e fascinantes histórias da mitologia antiga. Elas foram selecionadas e recontadas especialmente para revelar ao leitor iniciante o maravilhoso mundo dos deuses imortais, dos heróis e dos personagens humanos e das incríveis aventuras por eles vividas. São histórias muito antigas, que fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, seduzindo com sua mágica e sua sabedoria geração após geração.

O título completo da obra é “Deuses, Heróis & Monstros – As Asas de Ícaro e Outras Histórias da Mitologia para Crianças”. Aqui narra-se, por exemplo, algo sobre o ‘nascimento de Vênus’, ‘As famosas asas de Ícaro’, ‘Eco e Narciso’, ‘O toque de Midas’, ‘A caixa de Pandora’, ‘Perseu e a cabeça da Medusa’, ‘Belerofonte e Pégaso’, ‘Cupido’, e muito mais. Mas, para você, aluno da EE Isamo Serikiyaku, ler mais histórias nele contidas, compareça à nossa biblioteca e o alugue. Saiba mais sobre Ícaro, a Deusa Vênus, as Asas de Ícaro, Eco e Narciso, Midas, a caixa de Pandora, Perseu, Medusa, Pégaso, Beleforonte, Cupido, Psiquê, Teseu, Minotauro, Discórdia e muito mais. 

O endereço dele é p1d2 e temos 4 exemplares disponíveis.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

DA INTERNET: LARISSA MANOELA LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO "O DIÁRIO DE LARISSA"

O Diário de Larissa Manoela traz histórias contadas pela própria atriz,
como bastidores de novelas e episódios de sua vida.

D
EPOIS DE CONQUISTAR milhões de fãs por suas novelas no SBT, a atriz mirim do SBT Larissa Manoela mergulha na literatura. Seu primeiro livro, O Diário de Larissa Manoela (HarperCollins Brasil), foi lançado neste domingo, 26 de junho, às 11 horas, na Livraria Saraiva do Morumbi Shopping, em São Paulo. Na ocasião, Larissa recebeu os fãs para uma sessão de autógrafos.

LEIA TAMBÉM:

No livro de memórias, a jovem de 15 anos, protagonista da novela Cúmplices de um Resgate, conta histórias inéditas sobre a sua vida. Ela lembra momentos importantes de sua carreira e conta anedotas dos bastidores das gravações de filmes e novelas. Além disso, fala sobre o cotidiano vivido por qualquer adolescente da sua idade, abordando temas como amizade, o primeiro amor e a TPM.

As nossas alunas que se encontram na fase da adolescência bem que gostariam de ler este livro. Mas, infelizmente, por enquanto não o teremos em nossa biblioteca. Quem quiser lê-lo terá mesmo de dirigir-se a uma livraria e adquiri-lo por um preço.* Entretanto, temos ótimos livros na nossa biblioteca que abordam o mesmo tema: a adolescência. Por exemplo, temos “A Adolescência” (Contardo Calligares), “Adolescente — Um Bate Papo Sobre Sexo” (Marcos Ribeiro),“Adolescente Poesia” (Sylvia Orthof) e outros títulos relacionados. Que tal escolher um desses para iniciar sua leitura sobre este tema muito importante na fase de sua vida? É só comparecer à biblioteca de sua escola e escolher um ou mais desses títulos e começar a ler.
______
  * Veja a reação de uma jovem adolescente que recebeu um exemplar de “O Diário de Larissa” clicando aqui.

FONTE: VEJA.COM

sexta-feira, 24 de junho de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “O MENINO POETA”

U
Raika Pietrobon Faria de Almeida — 4o Ano A 2016
M CLÁSSICO da poesia brasileira retorna em edição especial: publicado pela primeira vez em 1943, O Menino Poeta marcou para sempre a história da literatura infanto-juvenil no Brasil, e fez de Henriqueta Lisboa, autora já consagrada por seus versos admirados pelo público adulto, a primeira poeta brasileira a publicar poesias ao alcance das crianças. Como observou o modernista Mario de Andrade, com quem Henriqueta manteve intensa correspondência, embora os poemas de O Menino Poeta não tenham sido feitos para crianças, o ritmo, a melodia e o encantamento coincidem com a imagem da infância, “cheia de pureza, cristalinidade, alegria, melancolia leve, graça, leveza e sonho acordado”, disse ela. A obra foi apreciada por escritores contemporâneos da autora e pelas gerações futuras: crianças, jovens e adultos, que, como Mário de Andrade, encontraram na poesia de Henriqueta acalento para o menino poeta que mora e brinca dentro da alma. São poemas da plenitude da poeta, donos de concisão, densidade e estado poético que encantam a todo leitor de qualquer idade.


Para os pequenos e grandes leitores de nossa escola, há disponíveis 8 exemplares desse belíssimo livro ilustrado e o endereço dele é p1b3. Faça como a aluninha Raika. Venha ler poesias de boa qualidade. 

terça-feira, 21 de junho de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “OS CEM MELHORES CONTOS BRASILEIROS DO SÉCULO”

N
Ester Amâncio Carvalho — 7o Ano B 2016
ESTA ANTOLOGIA, o professor Italo Moriconi apresenta os cem melhores textos do gênero produzidos no Brasil ao longo do século 20. Seguindo rígidos critérios acadêmicos e pautado somente pela qualidade e pelo sabor dessas pequenas obras-primas, esta coletânea faz um passeio pela mais deliciosa e contundente ficção curta produzida no Brasil entre 1900 e o fim dos anos 90.

Uma antologia capaz de traduzir as mudanças do país e as inquietações de várias gerações de brasileiros, em cem anos de produção literária. Para ilustrar esse instigante e rico panorama, Moriconi escalou craques como João do Rio, Clarice Lispector, Lima Barreto, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Dinah Silveira de Queiroz, J.J. Veiga, Rubem Fonseca, Ana C. César, Otto Lara Resende, Fernando Sabino, Hilda Hilst, Dalton Trevisan, Moacyr Scliar, Lygia Fagundes Telles, Victor Giudice, João Antônio, Luiz Fernando Veríssimo, Raduan Nassar e Nélida Piñon, entre outros.*

Para uma maior redundância, listamos a seguir todos os cem melhores contos brasileiros contidos nesta obra. Desejamos que os alunos interessados em ler a obra, que o façam o quanto antes. Este livro é novo aqui na biblioteca — veio na leva de novos livros na semana passada, ver vídeo aqui — em apenas 2 exemplares. O endereço dele é p1d4.
_______
  * EIS AQUI A LISTA DOS CEM MELHORES CONTOS BRASILEIROS DO SÉCULO: Pai contra mãe (Machado de Assis); O bebê de tarlatana rosa (João do Rio); A nova Califórnia (Lima Barreto); Dentro da noite (João do Rio); A caolha (Júlia Lopes de Almeida); O homem que sabia javanês (Lima Barreto); Pílades e Orestes (Machado de Assis); Contrabandista (João Simões Lopes Neto); Negrinha (Monteiro Lobato); Galinha cega (João Alphonsus); Gaetaninho ( Alcântara Machado); Baleia (Graciliano Ramos); Uma senhora (Marques Rebelo); Viagem aos seios de Duília (Aníbal Machado); O peru de Natal (Mário de Andrade); Nhola dos Anjos e a cheia do Corumbá (Bernardo Elis); Presépio (Carlos Drummond de Andrade); O vitral (Osman Lins); Um cinturão (Graciliano Ramos); O pirotécnico Zacarias (Murilo Rubião); Gringuinho (Samuel Rawet); O afogado (Rubem Braga); Tangerine-Girl (Rachel de Queiroz); Nossa amiga (Carlos Drummond de Andrade); Um braço de mulher (Rubem Braga); As mãos de meu filho (Erico Verissimo); A moralista (Dinah Silveira de Queiroz); Entre irmãos (José J. Veiga); A partida (Osman Lins); A força humana (Rubem Fonseca); Amor (Clarice Lispector); Gato gato gato (Otto Lara Resende); As cores (Orígenes Lessa); A máquina extraviada (José J. Veiga); O moço do saxofone (Lygia Fagundes Telles); Feliz aniversário (Clarice Lispector); O homem nu (Fernando Sabino); O vampiro de Curitiba (Dalton Trevisan); A mulher do vizinho (Fernando Sabino); Uma galinha (Clarice Lispector); Menina (Ivan Angelo); A caçada (Lygia Fagundes Telles); O burguês e o crime (Carlos Heitor Cony); Uma vela para Dario (Dalton Trevisan); Passeio noturno – Parte i e II (Rubem Fonseca); A morte de D.J. em Paris (Roberto Drummond); Aí pelas três da tarde (Raduan Nassar); Felicidade clandestina (Clarice Lispector); O elo partido (Otto Lara Resende); A estrutura da bolha de sabão (Lygia Fagundes Telles); O peixe de ouro (Haroldo Maranhão); Gestalt (Hilda Hilst); Feliz ano novo (Rubem Fonseca); Correspondência completa (Ana Cristina Cesar); Fazendo a barba (Luiz Vilela); Sem enfeite nenhum (Adélia Prado); A balada do falso Messias (Moacyr Scliar); La Suzanita (Eric Nepomuceno); Porque Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon (José Cândido de Carvalho) — A maior ponte do mundo (Domingos Pellegrini); Crítica da razão pura (Wander Piroli); A porca (Tânia Jamardo Faillace); O arquivo (Victor Giudice); Guardador (João Antônio); O vampiro da Alameda Casabranca (Márcia Denser); Um discurso sobre o método (Sérgio Santanna); Alguma coisa urgentemente (João Gilberto Noll); Idolatria (Sérgio Faraco); Hell’s Angels (Márcia Denser); Bar(Ivan Angelo); Aqueles dois (Caio Fernando Abreu); Intimidade (Edla Van Steen); I love my husband (Nélida Pifion); Toda Lana Turner tem seu Johnny Stompanato (Sonia Coutinho); King Kong x Mona Lisa (Olga Savary); Flor de cerrado (Maria Amélia Mello); Obscenidades para uma dona-de-casa (Ignácio de Loyola Brandão); O santo que não acreditava em Deus (João Ubaldo Ribeiro); O japonês dos olhos redondos (Zulmira Ribeiro Tavares); Vadico (Edilberto Coutinho); Linda, uma história horrível (Caio Fernando Abreu); Os mínimos carapinas do nada (Autran Dourado); Conto (não conto) (Sérgio Santanna); A Confraria dos Espadas (Rubem Fonseca); Estranhos (Sérgio Santanna); Nos olhos do intruso (Rubens Figueiredo); O anti-Natal de 1951 (Carlos Sussekind); Olho (Miriam Campello); Zap (Moacyr Scliar); Days of wine and roses (Silviano Santiago); A nova dimensão do escritor Jeffrey Curtam (Marina Colasanti); Jardins suspensos (Antonio Carlos Viana); O misterioso homem-macaco (Valêncio Xavier); Dois corpos que caem (João Silvério Trevisan); Conto de verão n2 2: Bandeira Branca (Luis Fernando Verissimo); Por um pé de feijão (Antônio Torres); Viver outra vez (Márcio Barbosa); Estão apenas ensaiando (Bernardo Carvalho); O importado vermelho de Noé (André Santanna) e 15 Cenas de descobrimento de Brasis (Fernando Bonassi)


sábado, 18 de junho de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “O ERMITÃO DA GLÓRIA”

E
STA OBRA em particular é uma adaptação da obra original "O Ermitão da Glória", de José de Alencar, para o formato em quadrinhos e que visa estabelecer uma relação do autor com o público jovem por meio de ilustrações de qualidade irreparável. As ilustrações, feitas por José Antônio Rossin, põem em evidência e contextualizam visualmente a linguagem verbal, apropriada nos termos daquela empregada pelo autor no texto original.
Letícia B. Monteiro e Virgínia Camilly — ambas do 6º Ano B 2016
Nessa história marítima, a cidade do Rio de Janeiro e sua geografia exuberante e praticamente intocada, nos inícios do século XVII, são palco das aventuras e desventuras românticas do jovem Aires de Lucena, em sua luta contra os invasores franceses e holandeses, e contra o destino, que se lhe confere sorte nas batalhas, por outro lado lhe prepara dolorosa provação, anunciadas por presságios aziagos, em que comparecem à visão da “Nossa Senhora da Glória” e à imagem da jovem e bela Maria da Glória, por ele salva ainda bebê, quando de um confronto com corsários na costa fluminense, e por quem se descobre irremediavelmente apaixonado.
Aos alunos que quiserem ler este livro, favor comparecer à biblioteca. Temos 5 exemplares dele — todos novos e inéditos na nossa escola —, cujo endereço é p1b4.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

DA INTERNET: LIVRO TECNOLÓGICO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA — “O SÉTIMO GATO”

Autor gaúcho lançou nesta semana o livro “O Sétimo Gato”, para crianças de 0 a 5 anos,
que só pode ser lido em celulares ou tablets e conta com recursos interativos

A
UTOR DE DIVERSOS livros de crônicas como As Mentiras que os Homens Contam e Comédias para se Ler na Escola, Luis Fernando Verissimo agora se volta para a primeira infância com O Sétimo Gato, lançado nesta semana na internet. E o escritor gaúcho estreia nesse nicho, voltado para crianças com idades entre 0 e 5 anos, com um volume que tem tudo para agradar a essa nova geração, cada vez mais tecnológica: exclusivamente digital, o livro só pode ser aberto com o aplicativo do Facebook em smartphones e tablets e conta com recursos interativos, além de música e animações.

A história de Verissimo é ilustrada pelo jovem paranaense Willian Santiago, de 25 anos, e é idealizada para ser lida por um adulto para uma criança. O livro retrata a saga de um menino com seus gatinhos. O primeiro que ele adota pensa que é francês e não gosta nem um pouco do nome que recebeu do dono, Bolinha. Só atende quando o chamam de Pierre ou Jean Paul e, em vez de falar “miau”, como todo bom gato brasileiro, só diz “miu”. O menino então adota outro felino, que por sua vez pensa que é alemão, e assim por diante, até que ele acaba com sete gatinhos em sua casa.

O enredo é bem simples – afinal, a história foi escrita para que crianças pequenas a entendam – mas é encantadora. Também é muito interessante o uso dos recursos tecnológicos para ajudar a prender a atenção dos pequenos: além de músicas e efeitos sonoros (como os miados dos gatos), o leitor precisa, por exemplo, movimentar o celular ou tablet para os lados para que possa ler certos trechos. O livro faz uso da funcionalidade Facebook Canvas, formato de anúncio interativo para dispositivos móveis.

O Sétimo Gato é o segundo da série Livros da Timeline, assinada por autores convidados pelo Itaú, que patrocina a ação. O primeiro volume, O Menino e o Foguete, de Marcelo Rubens Paiva e Alexandre Rampazo, já conta com 57 milhões de visualizações até o momento. A série foi ouro na etapa mundial do Facebook Awards, na categoria melhor uso da plataforma, o único projeto da América Latina a conquistar esse reconhecimento.


Clique aqui para abrir o livro O Sétimo Gato. Mas atenção, o link só funciona se você estiver lendo esta página em um celular ou tablet e tiver o aplicativo do Facebook instalado no dispositivo.
_____
FONTE: REVISTA VEJA


quinta-feira, 16 de junho de 2016

ANÚNCIOS LOCAIS — MAIS LIVROS DISPONÍVEIS AOS ALUNOS

A
 TODOS os alunos: Corram, pois novos livros chegaram hoje na escola e todos eles já foram colocados nas prateleiras da biblioteca e já estão à disposição de todos vocês! Quantos livros e quais títulos vieram nessa leva? Não precisamos alistar aqui todos eles, mas você pode ter uma boa ideia tanto da quantidade quanto dos títulos e assuntos por assistir ao vídeo abaixo.
Aproveitamos para ressaltar que o sistema acusa que alguns alunos já estão com títulos há mais tempo que o regulamentar, conforme aviso amplamente conhecido entre todos vocês. Portanto, pedimos que os que se encaixam nesse apontamento, favor comparecerem à biblioteca para tratarmos do assunto. Saibam que os livros — todos eles, salvo alguns que são direcionados única e exclusivamente aos professores — são patrimônio da escola, mas destinados à educação de TODOS vocês, alunos.



SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “ANA E PEDRO — CARTAS”

A
NA MORA EM SÃO PAULO, gosta de ler, de ir ao cinema, de estar à beira-mar; Pedro é de Belo Horizonte, gosta de futebol, escreve poesias, ama as montanhas.
Raika Pietrobon Faria de Almeida — 4o Ano A 2016
Durante um ano eles trocam cartas. E também livros, poesias, ternura. A relação desses dois adolescentes vai se estreitando, e a vontade de se conhecerem pessoalmente cresce. Como será o encontro de Ana e Pedro?
Para descobrir, basta comparecer à biblioteca de sua escola e selecionar este livro escrito pela autora Viviana de Assis Viana e Ronald Claver.* Ele estar disponível e, embora seja bastante procurado pela galerinha, há exemplares suficientes à disposição. Faça como a nossa aluninha Raika, que não perdeu tempo e já garantiu sua leitura!
______
  * Vivina de Assis Viana nasceu em uma fazenda no Morro do Ferro (MG), em 1940, mas, desde o final dos anos 1960, reside na cidade de São Paulo. Formada em letras pela UFMG, durante alguns anos se dedicou a dar aulas e à pesquisa universitária. Como escritora, estreou participando de antologias de contos adultos em 1973. Seu primeiro livro para crianças foi publicado em 1977. Já ganhou alguns prêmios literários, entre eles o Jabuti em 1989. Tem textos traduzidos em lugares distantes, como Japão, Polônia e Holanda.


quarta-feira, 15 de junho de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “VENDEM-SE UNICÓRNIOS”

J
Aluna: Olívia Silva Veras — 8o Ano C 2016
AQUELINE E ZEFA são gêmeas, mas não poderiam ser mais diferentes. Tanto que, ao mudar do interior de São Paulo para a capital, Zefa logo faz amigos. Jaqueline, porém, se sente cada vez mais invisível. Até que resolve mudar o visual e, ao virar Jackie, se aproxima da popular Priscila e seu mundo de consumo, baladas e frivolidades. Como amadurecer? Tratando de assuntos como esses, a autora de “Vendem-se Unicórnios”, Índigo,*# toca em pontos presentes na vida da juventude moderna — o culto à aparência e ao consumo, a falta de responsabilidade e o descaso com o meio ambiente.
Este é um dos livros bastante procurados e a disputa por eles tem sido acirrada entre alguns alunos. O fato se dar porque só temos um exemplar dele na biblioteca — um dia havia mais que isso, mas, infelizmente, alguns alunos que levaram alguns exemplares para ler em casa nunca mais os trouxeram de volta. Aproveitamos para pedir encarecidamente aos alunos que, ao levarem um livro, pensem no próximo. Lembre-se dum mandamento antigo e dado aos antigos mas que bem se aplica nesse caso: “Ame o teu próximo como a ti mesmo.” — Livro bíblico de Mateus, Capítulo 19 e versículo 19, segundo a versão Tradução dos Deuses Santos das Escrituras Sagradas da religião Testemunhas dos Deuses Santos.)
Eis o endereço do livro na biblioteca de sua escola: p1b3.
______
  * O nome real da autora é Ana Cristina Araújo Ayer de Oliveira, mas que prefere usar esse seu pseudônimo chamado de Índigo. Índigo, segundo lendas urbanas modernistas, é a descrição para crianças especiais — mas não aquele tipo conhecido de “criança especial”, quando uma ela é portadora de alguma deficiência. Mas especial mesmo, no sentido pleno da palavra. Como explicar isso melhor? Deixemos que a Wikipédia faça isso por nós:

Criança Índigo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Crianças índigo é o termo utilizado para descrever crianças que a denominada "pseudociência" e a parapsicologia acreditam serem especiais. Os defensores desta crença afirmam que os "Índigos" constituem uma nova geração de crianças com habilidades especiais, e que têm por objetivo a implantação de uma "Nova Era" na Humanidade. Estas crianças são geralmente classificadas como possuidoras de habilidades sociais mais refinadas, maior sensibilidade, desenvolvimento profundo de questões ético-morais e portariam personalidades peculiares que possibilitariam facilmente sua identificação relativamente a outras crianças.
Embora farta literatura tenha sido publicada nos últimos anos, não há qualquer demonstração científica sobre a ocorrência do fenômeno. O sistema de classificação "crianças índigo" e "crianças cristais" é rejeitado por conselhos de pediatria e especialistas em educação infantil. Críticos apontam que o sistema é tão vago que pode aplicar-se a praticamente qualquer um, levando ao que se conhece como efeito Forer. Por não haver evidência científica a tais alegações, outra questão a ser considerada tem a ver com a maneira como os pais tratam tal situação como uma espécie de fuga ou negação da possibilidade de que seu filho ou filha, na realidade, seja portadora de algum grau de autismo. Contudo, é de notar a crescente relevância que as crianças índigo têm revelado para a parapsicologia.
As crianças índigo são também comumente associadas à Geração Y.
  # Conheça mais sobre a autora no website pessoal dela. Clique aqui.


terça-feira, 14 de junho de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “CONTOS AFRICANOS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA”

E
Hellen Cristina de Souza - 6o Ano A 2016
STE VOLUME apresenta aos leitores brasileiros autores contemporâneos da África de língua portuguesa. São dez contos de diferentes estilos e temáticas, que traçam um panorama cultural dos países que falam o português, com todas as diferenças e semelhanças que permitem comparações com a realidade brasileira. Eis aqui a lista dos autores deste livro: Albertinho Bragança, Boaventura Cardoso, José Eduardo Agualusa, Luandino Vieira, Luís Bernardo Honwana, Mia Couto, Nelson Saúte, Odete Costa Semedo, Ondjaki e Teixeira de Sousa.

Eis aqui a lista dos contos contidos neste livro:*
MOÇAMBIQUE:
§  O Dia em que Explodiu Mabata-bata – de Mia Couto;
§  As Mãos dos Pretos – de Luís Bernardo Ronwana;
§  O Enterro da Bicicleta – de Nelson Saúte.
CABO VERDE:
§  Dragão e Eu – de Teixeira de Souza.
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE:
§  Solidão – de Albertino Bragança;
§  A Lebre, o Lobo, o Menino e o Homem do Pote – de Odete Costa Semedo.
GUINÉ-BISSAU:
§  Nós Chorávamos Pelo Cão Tinhoso – de Ondjaki;
§  Passei por um Sonho – José Eduardo Agualusa;
§  Gavião Veio do Sul e Pum! – de Boaventura Cardoso;
§  Zito Makoa, da 4ª Classe – de Luandino Vieira.

Temos um só exemplar desse livro de contos e o endereço dele é p1b3.
______
* OUTROS CONTOS EXISTENTES EM NOSSA BIBLIOTECA:

Contos – Hans Christian Andersen (Tradução de Silva Duarte); Contos Clássicos de Vampiro – Byron, Plidori, Stoker, Francis Marion, Gautier, Loring, M. R. James, Filóstrato, Ossenfelder, Bürger, Goethe e Coleridge; Contos Contidos – Maria Lúcia Simões; Contos da Selva – Horacio Quiroca; Contos de Adivinhação – Ricardo Azevedo; Contos de Artur Azevedo – O Encanto do Conto – Ilustrado por Renato Moriconi; Contos de Encantos, Seduções e Outros Quebrantos – Rogério Andrade Barbosa; Contos de Grimm – Irmãos Grimm (Trad. Monteiro Lobato); Contos de Hans Christian Andersen (Traduzido do Dinamarquês por Silva Duarte); Contos de Murilo Rubião – O Encanto do Conto – Murilo Rubião; Contos de Princesas – Su Blackwell; Contos de Shakespeare – Adaptação Paulo Mendes Campos; Contos do Sol Nascente – André Kondo; Contos e Crônicas Para Ler na Escola – João Ubaldo Ribeiro; Contos e Fábulas – Charles Perrault; Contos Fantásticos do Século XIX – Italo Calvino; Contos Fluminenses – Machado de Assis; Contos Indígenas Brasileiros – Daniel Munduruku; Contos Mágicos Persas – Col. Arca da Sabedoria; Contos Populares de Angola – Folclore Quimbundo – Viale Moutinho; Contos Populares do Mundo, Os Grandes – Flávio Moreira da Costa; Contos Romanos – Alberto Moravia; Contos Russos, Sete – Recontado por Tatiana Belinky e Contos Sobrenaturais Chineses – Márcia Schmaltz; Sérgio Caparelli; Contos Tradicionais do Brasil – Luís da Câmara Cascudo e Contos – Várias Histórias – Machado de Assis.


segunda-feira, 13 de junho de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “O MISTÉRIO DO 5 ESTRELAS”

E
Antônio Izidro Pereira - 6o Ano C 2016
M "O Mistério do 5 Estrelas", um homem é assassinado no apartamento 222 do Emperor Park Hotel. O único que viu o corpo foi Léo, o mensageiro. Mas ninguém acredita em suas histórias, a não ser seus amigos Gino e Ângela. Léo é apenas um garoto e seus inimigos são poderosos. Quem conseguirá desvendar o mistério do cinco estrelas?
É um livro juvenil do premiado autor Marcos Rey. Pertencente a uma das coleções juvenis mais lidas na década de 1980, o livro se tornou um clássico que arrebata leitores de todas as idades, até hoje. O livro está na marca dos também mais vendidos, tendo alcançado a marca de mais de 3 milhões de cópias. Publicado em 1981, é leitura obrigatória em muitas escolas do país.
Descubra mais sobre Léo, o garoto que vai trabalhar como Bell Boy em um famoso hotel 5 estrelas de São Paulo, o Emperor Park Hotel, e que, como dissemos na introdução, se depara com um assassinato. O que fará ele a partir de então? O que faria você? Chamaria a polícia? Ficaria mudo e guardaria o segredo para sempre? Ou tomaria a mesma atitude de Léo? Você decide, mas para isso, terá de saber o que foi que Léo fez e o por que agiu como agiu.

Compareça à biblioteca de sua escola e adquira o livro O Mistério do 5 Estrelas, do autor Marcos Rey, e boa sorte. O endereço dele é p1b4.

sábado, 11 de junho de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “O GÊNIO DO CRIME”

S
Rafael Guzdinskas - 7o Ano A 2016
EU TOMÉ é um homem bom, proprietário de uma fábrica de figurinhas de futebol. Existem as fáceis e as difíceis, fabricadas em menor quantidade. 

Quem enche o álbum ganha prêmios realmente bons. Mas surge uma fábrica clandestina que fabrica as figurinhas difíceis e as vende livremente.

O número de álbuns cheios aumenta e seu Tomé não tem mais capacidade de dar todos os prêmios. Há uma revolta, as crianças querem quebrar a fábrica. 

Edmundo, Pituca e Bolachão, e mais adiante, Berenice, entram em cena para descobrir a fábrica clandestina. Acontece que não se trata de simples bandidos, a quadrilha é chefiada por um gênio do crime, e os meninos terão de botar a cabeça para funcionar se quiserem resolver a situação.

Caro aluno, recomendo saber de todo o desfecho nessa aventura por ler esse maravilhoso e belo livro. Visite sua biblioteca ainda hoje e agende a leitura do livro com o bibliotecário.

A recomendação se faz devido ao fato de que só temos dois exemplares desse livro e ele é bastante requisitado. O endereço dele na biblioteca é p1b3. 



sexta-feira, 10 de junho de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “SANGUE FRESCO”

U
Yasmin Cristina da S. Reis - 7o Ano B 2016
M BANDIDO sequestra as crianças bem nutridas das escolas particulares de São Paulo e as leva para um campo de concentração na Amazônia, onde o sangue delas é retirado e exportado. A turma do gordo também é sequestrada, apesar de ter se cercado de guarda-costas. O sangue do gordo revela-se preciosíssimo, uma sucuri se apaixona por ele e faz de tudo para comê-lo. Depois de vários lances, o gordo lidera a fuga da turma.

Mas como se orientar no coração da floresta amazônica, sem bússola e sem mapa? Como sobreviver? E além disso, com os bandidos nos calcanhares, mandando expedições para capturá-los novamente. Em conversa com mateiros experientes, acostumados a andar sozinhos na floresta amazônica, sem bússola, sem mapa e sem levar mantimentos, o autor, pacientemente, colheu os elementos de que precisava para escrever a fuga da turma do gordo por uma floresta amazônica rigorosamente exata, em todos os detalhes, inclusive nos segredinhos mais saborosos, que não contarei aqui pra não estragar a curiosidade do alunos.

Visite sua biblioteca e alugue um dos 9 exemplares do livro o quanto antes. Endereço na biblioteca: p1b3

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “ADIVINHA QUANTO EU TE AMO”

C
Joyce Adriely Souza da Silva - 6o Ano B 2016   
OMO MEDIR o tamanho do amor que se sente por alguém tão especial? Na tentativa de medi-lo, o coelho pai e seu filhotinho acabam descobrindo que essa é uma das tarefas mais difíceis que há para fazer.
De uma forma muito bonita o autor consegue tocar o leitor ao tratar sobre a relação afetiva construída entre pais e filhos. Em Adivinha Quanto Eu te Amo,* mergulhamos na inocente historia de um coelhinho que num certo dia decide tentar demonstrar o quanto ama seu pai, mas encontra um pequeno probleminha.
Ele acaba achando que a sua forma de amar é menor, toda vez seu pai também compara o amor que sente por ele. E num jogo gostoso de se ler, o coelho pai e coelhinho, vão buscando medir qual o amor maior dos dois, mas sempre acabam concluindo que o amor sempre pode aumentar. A história é um doce, muito bonita e fofa, com uma escrita cativante. Em poucas páginas, já que é uma historinha infantil, você consegue se derreter pela relação amorosa demonstrada entre pai e filho. É uma história que pode estreitar os laços entre familiares e despertar a expressão dos sentimentos pelas crianças. Recomendadíssimo para os nossos aluninhos em geral!!

Faça como a Joyce Adriely, do 6º Ano B: Visite sua biblioteca o quanto antes e solicite ao bibliotecário Wanderley este belíssimo livro-brochura, que é ilustrado por Anita Jeram e que contou com a tradução de Fernando Nuno.
______

  * Título original em inglês: How Much I Love You, por Walker Books Ltd, Londres, 1994.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

SÉRIE BIBLIOTECA ISAMO — LIVRO DISPONÍVEL AOS ALUNOS: “BOA COMPANHIA — HAICAI”

A
Bianca Gomes dos Reis - 6o Ano B 2016
 HISTÓRIA DO HAICAI no Japão e sua aclimatação no Brasil são assuntos pouco conhecidos entre nós. Essa lacuna é contemplada de forma concisa e eficaz pelo poeta, pesquisador, jornalista e antropólogo Rodolfo Witzig Guttilla, responsável por esta seleta dos poemetos. Logo no início de sua introdução somos informados de que essa forma poética tradicional japonesa, usualmente feita de três versos de 5, 7 e 5 sílabas poéticas, busca estabelecer laços concisos e surpreendentes entre a natureza e o espírito humano, e teve em Matsuó Bashô (1644-94), Bussôn (1716-84) e Kobayashi Issa (1763-1827) seus três maiores artistas, responsáveis também pela codificação definitiva do gênero.

A grande novidade para o público brasileiro está no histórico que Guttilla nos oferece sobre a presença do haicai no Brasil, cultuada pelos maiores expoentes da literatura brasileira, desde Monteiro Lobato, nos idos de 1906, até os modernos Millôr, Paulo Leminski e Alice Ruiz, passando por uma plêiade de modernistas — Oswald Andrade e Drummond à frente -, e outros nomes que pouca gente associaria ao poema minimalista japonês, como Erico Verissimo, para ficar só num exemplo.*

O melhor da história do haicai, porém, está nos próprios poemas que integram esta primorosa antologia de haicais brasileiros, onde não faltam traduções das mais famosas peças dos haijins (praticantes do haicai) clássicos. Leitura delicada e agradável, quando não sutilmente cômica, basta este breve aperitivo de Boa Companhia.

Não vou contar mais, assim você, aluno, fica curioso para ler o livro. Caso queira, favor visitar a biblioteca e solicitá-lo ao bibliotecário Wanderley. Temos apenas 2 exemplares dele. Localização: p1c2.
______

  * Veja a lista dos autores contidos nesta obra: Pedro Xisto, Erico Verissimo, Abel Pereira, Luís Aranha, Paulo Leminski, Waldomiro Siqueira Jr., Cyro Armando Catta Preta, Antonio Fernando de Franceschi, Haroldo de Campos, Monteiro Lobato, Helena Kolody, Afrânio Peixoto, Oldegar Vieira, Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Guilherme de Almeida, José Lino Grumewald, José Paulo Paes, Décio Pignatari, Millôr Fernandes, Olga Savary, Carlos Vogt, Alice Ruiz e Lêdo Ivo.