sexta-feira, 7 de novembro de 2014

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E POLIOMIELITE INICIA NESTE SÁBADO

A
 EE ISAMO SERIKIYAKU, PROF. Estará de portas abertas neste sábado, 8 de novembro de 2014, para receber seus filhos para que sejam vacinados contra o sarampo e a poliomielite, ou paralisia infantil.

Fique por dentro. O horário para a vacinação será entre 8h e 17h e a campanha se estenderá até o dia 28 de novembro.

Segundo site específico de notícias, a Secretaria da Saúde pretende imunizar 2,1 milhões de crianças contra o sarampo, com idades entre 6 meses e menores de 5 anos; e 2,4 milhões de crianças contra a poliomielite, entre 1 e menores de 5 anos. Saiba também da seguinte boa notícia: O Estado de São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988!

O QUE SÃO SARAMPO E POLIOMIELITE?

*    SARAMPO

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.
A principal forma de contágio é através da saliva
 ou outra secreção contaminada.
O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.
Sintomas
Além das manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular eritematoso), que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik).
Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.
Diagnóstico
É feito através de exames clínicos e, quando necessário, confirmado por exame de sangue.
Tratamento
Por ser uma doença autolimitada, o tratamento é sintomático, isto é, visa ao alívio dos sintomas. Paciente com sarampo deve fazer repouso, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna e tomar antitérmicos para baixar a febre. Em alguns casos, há necessidade de tratamento para o aumento de imunidade.
Vacina
A vacina anti-sarampo é eficaz em cerca de 97% dos casos. Deve ser aplicada em duas doses a partir do nono mês de vida da criança. Exceção feita às mulheres grávidas e aos indivíduos imunodeprimidos, adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença na infância também devem tomar a vacina.
Recomendações
* Não se descuide do programa de vacinação de seus filhos. A vacina contra o sarampo é a melhor forma de evitar a doença que pode ser grave, especialmente se elas estiverem debilitadas;
* Procure saber a causa da doença de crianças que convivem com seus filhos. O sarampo é uma doença altamente contagiosa e de caráter epidêmico;
* Não deixe de procurar atendimento médico se aparecerem manchas avermelhadas na pele de sua criança, mesmo que ela tenha sido vacinada contra o sarampo;
* Investigue se você teve a doença na infância ou tomou a vacina quando criança. Em caso de dúvida é melhor procurar um centro de vacinação.

*    POLIOMIELITE

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.
Vírus da Pólio
http://drauziovarella.com.br/openx/www/delivery/lg.php?bannerid=64&campaignid=18&zoneid=9&loc=1&referer=http%3A%2F%2Fdrauziovarella.com.br%2Fcrianca-2%2Fpoliomielite%2F&cb=7a02cd062d
A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.
A poliomielite foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos.
Sintomas
O período de incubação varia de 5 a 35 dias, com mais frequência entre 7 e 14 dias.
Na maioria dos casos, a infecção pelo vírus da poliomielite pode ser assintomática. Isso não impede sua transmissão, pois é eliminado pelas fezes e pode contaminar a água e os alimentos.
Quando se manifestam, os sintomas variam de acordo com a gravidade da infecção.
Nas formas não paralíticas, os sinais mais característicos são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite. Na forma paralítica, quando a infecção atinge as células dos neurônios motores, além dos sintomas já citados, instala-se a flacidez muscular que afeta, em
regra, um dos membros inferiores.
Diagnóstico
O diagnóstico fundamenta-se nos sinais clínicos e em exames laboratoriais de fezes para pesquisa do vírus.
Também são importantes o exame do liquor, dos anticorpos da classe IgM e a eletroneuromiografia.
É indispensável estabelecer o diagnóstico diferencial para distinguir a poliomielite de outras doenças que também comprometem os neurônios motores.
Vacina
Existem duas vacinas contra apoliomielite. A VPO-Sabin, ou vacina da gotinha, faz parte do Calendário Básico de Vacinação. Ela deve ser aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade. Até os cinco anos, as crianças devem receber doses de reforço anualmente.
A vacina Salk, administrada por via intramuscular, é indicada para pessoas expostas, com baixa imunidade, ou que viajarão para regiões onde o vírus ainda está ativo.
Tratamento
Poliomielite é uma doença de notificação compulsória ao sistema de saúde. Como em muitas infecções virais, não há tratamento específico para a doença, mas alguns cuidados são indispensáveis para controlar as complicações e reduzir a mortalidade. Entre
eles destacam-se:
* Repouso absoluto nos primeiros dias para reduzir a taxa de paralisia;
* Mudança frequente de posição do paciente na cama, que deve ter colchão
firme e apoio para os pés e a cabeça;
* Tratamento sintomático da dor, febre e dos problemas urinários e intestinais;
* Atendimento hospitalar nos casos de paralisia ou de alteração respiratória;
* Acompanhamento ortopédico e fisioterápico.
Recomendações
* Esteja atento. A falta de saneamento básico e de medidas adequadas de higiene é a principal causa de transmissão do vírus da poliomielite. A má qualidade da água utilizada para consumo e alimentos preparados sem os cuidados de higiene facilitam a proliferação dos diferentes tipos de poliovírus;
* Lave sempre as mãos, especialmente antes de preparar as refeições, de começar a comer e depois de usar o banheiro;

* Procure desenvolver na criança pequena hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos, só beber água tratada e verificar se utensílios de mesa e cozinha estão limpos antes de usá-los.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

RETORNO DA ESCOLA DA FAMÍLIA

O

, CAROS ALUNOS, comunidade escolar e demais interessados. 

  Conforme aviso afixado na fachada da escola hoje, 26 de junho de 2014 (cópia do aviso abaixo), a diretora da Escola da Família, Edna da Silva, informa o dia do reinício de suas atividades, isto é, a partir do próximo domingo, 29 de junho de 2014.

 Então, que todos possam comparecer à partir desta data para participar das atividades propostas e elaboradas na pasta. Enquanto o dia não chega, porém, torçam muito pelas vitórias de nossa Seleção nos jogos que ainda restam até a grande final, quando nós conquistaremos o hexa.





segunda-feira, 16 de junho de 2014

HORTA ESCOLAR NA E.E. PROF. ISAMO SERIKIYAKU.

A
Aluna Olívia Silva Veras (6o Ano A 2014) participando da 
colheita no projeto Horta Escolar!
TUALMENTE sabemos que a obesidade mundial já é um fato consolidado e que, conforme pesquisas recentes, está atingindo índices alarmantes em todo o mundo, principalmente em países desenvolvidos, como o Brasil, onde,  segundo a revista Veja, “O número de brasileiros mortos por complicações diretamente relacionadas à obesidade triplicou em um período de dez anos“.*    Tendo em vista os fatos e dados citados, e, também estando cada um de nós conscientes da influência que a escola exerce sobre a educação e formação dos indivíduos de uma sociedade, a  equipe gestora da E. E. Prof. Isamo Serikiyaku há muito que implementou em seu programa educacional o "Projeto Horta Escolar”, executado através do Projeto Mais Educação. Fez isso unicamente visando garantir, através de maneira lúdica e educativa, a consciência e a importância de uma alimentação saudável e de hábitos salutares dos seus alunos e comunidade, na escolha do que vão comer.
Alunos participando da horta
   Com o projeto Horta Escolar, nossa unidade escolar está atendendo, mesmo que esta não seja a causa da existência do projeto Horta, a um apelo feito por Marcio Mancini, chefe do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele disse à revista Veja: “Não se faz prevenção em unidades básicas de saúde. Há [ali] o tratamento para diabetes, [para o] colesterol, [para a] hipertensão, mas pouco se faz para barrar o ganho de peso. Essa mesma preocupação deveria existir nas escolas”.
   Todos os nossos alunos são convidados a não só observar os que estão engajado no projeto Horta Escolar, mas, também, a se envolver pessoal e diretamente no projeto, para que, entre outras coisas, possam interagir todos eles com os hábitos saudáveis de alimentação.






______________
  * Leia mais na página de Veja na internet



O trabalho de conscientização é essencial para as novas gerações








sexta-feira, 13 de junho de 2014

JIU JITSU NO “PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO” – PARTICIPE!!!

H

Considerado por muitos como o “xadrez humano”, 
o jiu-jitsu põe em condições de equilíbrio 
uma luta aparentemente “desigual”.
Á TEMPOS que se fala dos aspectos positivos das artes marciais em geral. Desde que bem direcionada, as artes marciais, além dos benefícios na parte física e mental, fortalece em seus praticantes o senso de moral, do respeito, da perseverança e, também, do bom senso – princípios comuns da natureza humana, mas que, muitas das vezes, deixamos “adormecer” por variadas razões. O que diferencia o Jiu-Jitsu das demais artes existentes? O que o torna tão popular, além da comprovada eficácia em defesa pessoal ou combate? A resposta para ambas as perguntas aqui formuladas é simples: É que, através do Jiu-Jitsu, percebe-se que há sempre a vitória da inteligência sobre a força!

A melhor estratégia sempre prevalece!




Faça como muitos alunos daqui estão fazendo: comece  a praticar o quanto antes
e perceba o que o Jiu-Jitsu pode fazer por você!!!


PLANO GESTÃO ISAMO SERIKIYAKU - 2014

BOAS VINDAS A TODOS

O
LÁ VISITANTE. A E. E. Professor Isamo Serikiyaku, situada no bairro Núcleo Carlos de Campos, em Mauá/SP, sempre primou pela divulgação de informações via rede mundial de computadores – a internet. De fato, a Escola fizera isso em anos anteriores via blogs, mas que, em tempos mais recentes, estávamos impossibilitados em prosseguir com o blog, devido ao fato de que as senhas de acesso criadas anteriormente não estavam mais em nosso poder. Ocorreu que, com o vai e vem de servidores – sobretudo daqueles que mantinham o blog atualizado e que detinham em seu poder os dados de usuário e senha – não mais se encontravam conosco. Assim, em virtude desses problemas, criamos um novo blog neste ano de 2014. Tomamos medidas no sentido de que os dados de entrada nele (e-mail e senha) não fiquem mais em poder de apenas um ou dois servidores, mas da própria direção da escola e nos seus estatutos, sob a guarda de Miriam Ribeiro Pires e Aparecida Bonfim Lopes, as atuais Diretora e Vice-Diretora, respectivamente.
   Acreditando na transparência dos dados educacionais, disponibilizaremos aqui muitos documentos de interesse da comunidade escolar. A todos vocês, pais, alunos e servidores, no geral, vale a pena vir aqui de vez em quando, conferir as novidades e, também, deixar suas sugestões, reclamações e elogios.


A Direção da E.E. Prof. Isamo Serikiyaku